A Hierbabuena, em parceria com a Catarina Raminhos, convida todas as famílias, durante o mês de agosto, a escrever e a desenhar histórias.
Temos a decorrer um Giveaway maravilhoso nas nossas redes sociais mas às vezes é complicado encontrar o momento e as “ferramentas” para começar… Querem uma ajudinha? Vejam como com estas 5 dicas tudo vai fluir e não se vão ficar só com uma história!
- Levem sempre convosco um caderno pequeno ou uma folha e uma caneta. A inspiração faz parte do processo criativo e, como tal, aparece onde menos esperamos, num passeio, na casa dos avós, a ver um filme, a brincar no parque…
- Com as ideias mais ou menos definidas vamos começar a dar forma à história com a ajuda dos “5 dedos conta-histórias”:
• Definir as personagens;
• Definir o ambiente;
• Definir o conflito ou problema;
• Definir os sucessos à volta do problema;
• Definir uma solução. - Para os mais pequenos é mais fácil projetar as histórias ao mesmo tempo que as desenham: podem começar a definir os pontos anteriores com várias cores e folhas em branco à frente: desenhar as personagens, desenhar o ambiente… com a sua incrível imaginação, quase de forma automática, vão começar a narrar o resto da história.
- Façam primeiro frases simples, depois à medida que o argumento começa a ganhar forma, podem começar a formar frases mais complexas.
- Depois devem reler a história várias vezes para fazerem as mudanças necessárias.