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Influencers & Marcas

É moda criticar as “bloggers” ou “influencers”

Infelizmente, está na moda há muito tempo, praticamente desde que esta profissão existe, mas como marca temos um ponto de vista muito diferente e talvez muito crítico sobre ela.

Trabalhámos com muitos influenciadores ao longo dos anos, demos sapatos, pagámos pela publicidade, e com tudo isto compilámos uma série de experiências, boas e más, que nos fizeram ver de muito perto a realidade da relação influenciador-marca.

Apesar de estarem por vezes associados a um (pre)conceito depreciativo, podemos dizer que os perfis que aparecem no topo das histórias no Instagram (por exemplo), com círculos púrpuras à sua volta, não estão lá por acaso: estão porque atrás deles há muito trabalho e muitas horas dedicadas à criação de conteúdos.

Não estamos a dizer com isto que é o trabalho mais difícil do mundo e, verdade seja dita, têm muitas vantagens associadas, como viagens gratuitas e hotéis com estadias pagas, mas que não é fácil ser constante, que não é fácil publicar TODOS os dias, que há muito trabalho por detrás daquilo que se vê, sim é verdade. Que são marcas e como marca têm de se reinventar frequentemente.

Têm de tentar entreter todos os dias, sem se tornarem repetitivos, e, o mais difícil, lidar todos os dias com críticas e maus comentários, de pessoas anónimas.

Que deixem as redes sociais se é tão complicado, podem responder muitos. Esperemos que não, pois muitas marcas como a Hierbabuena, tiveram visibilidade graças a estes influenciadores, graças à “Xio quase que Mara” que nos fez passar uma das melhores noites das nossas vidas, aumentando o número de gostos (quando passar de 200 para 500 parecia irreal).

Graças à “Entre Fraldas e Mojitos” que criou histórias maravilhosas com cada imagem dos nossos sapatos nos pés da Mel.

Graças a “Agora Nós os Três” que soube dar valor e apreciar o nosso tratamento com a cliente, à Catarina Raminhos que, entre muitas outras coisas, promoveu com a sua presença um evento organizado por nós, fazendo muitos quilómetros num só dia apenas para apoiar uma causa.

Para muitos deles, este é “apenas” um part-time, mas deve ser um dos mais complicados de gerir, pois não existem horários ou dias de descanso, se quisermos ter um “círculo púrpura”.

Mas acima de tudo, com este post, queremos agradecer à Joana Paixão Brás, por fazer parte da nossa equipa, porque sim, já és “da casa”, por dizer sim sem pensar a TODAS as nossas loucuras, porque ela não tem mais horas no dia e mesmo assim nunca recusou colaborar connosco quase desde que existimos.

Obrigada, Joana, do fundo do coração, pela tua generosidade.

Estamos perto dos 10000 gostos e deve-se basicamente ao trabalho de equipa entre os influenciadores e nós, porque eles fizeram um esforço para mostrar os nossos sapatos aos seus fãs com todo o amor e graças a isso tornámo-nos conhecidos.

Para as marcas que nos perguntam sobre este assunto, somos claros: encontrem um perfil que vos agrade, com o qual se identifiquem, que tenha um estilo de vida e uma forma de tratar as marcas como gostariam que tratassem a vossa, e apostem, com comunicação e respeito.

Nesta família há trabalhadores da área da saúde e muitas outras áreas, mas mesmo assim sabemos como dar valor ao resto das profissões, e nesta nova profissão as marcas só têm de agradecer e elogiar o trabalho por detrás dos “grandes” ou dos “círculos púrpuras”.